Dicas
6 min de leitura

Entenda qual a importância da embalagem na hora do frete

Saiba como uma embalagem bem feita pode impactar positivamente o seu negócio e aumentar suas vendas de maneira significativa.
Escrito por
Akin Group
Publicado em
May 3, 2023

O processo logístico é extremamente complexo e talvez o mais importante quando se trata de iniciar um negócio nos Estados Unidos. Possuindo diversas etapas dentro dele, para que tudo ocorra bem, é necessário estar atento aos detalhes. Um dos mais importantes é a embalagem do produto exportado — desde o warehouse responsável por armazenar o produto assim como, principalmente o transporte. Sem a escolha correta e a preparação adequada da embalagem do seu produto, a logística pode sair perdendo em desempenho e afetando toda a sua operação financeira.

Então, pensando nisso, o post a seguir vai te mostrar qual a real importância da embalagem na logística e quais os seus impactos. Confira!

Quais são os tipos de embalagem na logística?

Existem 03 tipos de embalagem na logística, classificadas da seguinte forma: primária, secundária ou terciária, isso ocorre devido ao tipo de contato que a embalagem que tiver com o produto.

Abaixo listamos cada uma delas e suas particularidades.

Primária

A embalagem primária é quando ela possui contato direto com o produto, sendo responsável diretamente pela proteção. No caso de um medicamento, por exemplo, essa embalagem seria a cartela. Já, no caso de um alimento perecível, seria o saco ou caixa que envolve o alimento.

Secundária

Neste modelo de embalagem secundária é quando ela agrupa uma ou mais embalagens primárias e que pode ser designada ou não para o transporte. Seguindo o mesmo exemplo do medicamento, a embalagem secundária seria a caixa do remédio em si contendo as cartelas. Já no caso do alimento, poderia ser a caixa na qual o saco está inserido.

Terciária

E por último a embalagem terciária é aquela que agrupa diversas embalagens secundárias e prepara os produtos para o transporte. Por isso, ela também é conhecida como embalagem de transporte. Exemplos: lotes de caixas de remédios ou de alimentos dentro de uma caixa master de papelão.

Quais são os principais materiais utilizados?

Dependendo da sua utilização, a embalagem pode ser feita de materiais que ajudem na conservação, proteção ou transporte do produto. Nesse sentido, as principais embalagens — em todos os níveis — são usadas geralmente as de papelão, plástico, madeira, isopor ou ligas metálicas.

O papelão normalmente são embalagens de papel cartoon misturado a outros componentes. São muito utilizadas em todos os níveis, especialmente como embalagem terciária. O mesmo acontece com a caixa de madeira, que geralmente é mais utilizada como embalagem na logística.

A embalagem de isopor, por sua vez, normalmente é do tipo secundária, enquanto a embalagem de plástico é do tipo primária. Outras embalagens primárias são as feitas de ligas metálicas, latas de aço e de ligas de alumínio por exemplo.

Quais são os cuidados que devem ser tomados na escolha da embalagem?

Para escolher a embalagem correta para o seu produto, é preciso ter alguns cuidados para não influenciar negativamente a experiência do cliente.

O primeiro e mais importante é ter certeza de que a embalagem é segura e resistente. Afinal até chegar ao consumidor final seu produto deve passar por fatores climáticos além do manuseio.

Vale caprichar na apresentação e ter a explicação na língua do pais onde você esta vendendo.

Relação entre produto e embalagem

Uma embalagem deve, obrigatoriamente, adequar-se ao tipo de produto que está sendo entregue pela empresa. Portanto, ela deve ser feita com o material adequado e no tamanho do produto fornecido. Por exemplo, uma bebida precisa ser transportada em uma embalagem que proteja o produto de possíveis avarias como vazamento por exemplo.

Custos na embalagem logística

Ao escolher a embalagem, é necessário buscar um equilíbrio entre preço e qualidade por meio do volume e tamanho adequado para que o custo total do transporte se mantenha competitivo.

Embalagem logística e o meio-ambiente

Para que uma empresa amplie a inovação na sua gestão e não gere um impacto ambiental negativo, é possível investir em materiais que sejam retornáveis, como garrafas pet reaproveitáveis e recicláveis.

Como a embalagem impacta os processos logísticos?

A importância da embalagem para os processos logísticos se deve principalmente ao fato de que ela transita por todas as etapas logísticas. Desde quando sai da empresa até o seu cliente final, a embalagem desempenha um papel fundamental.

Portanto, ela precisa ser pensada seguindo fatores como armazenamento, manuseio, movimentação interna e transporte. Nesse caso, se ela não for resistente o bastante, a integridade dos produtos ficará comprometida, possivelmente levando а logística reversa devido а recusa do cliente.

Já se ela for excessivamente pesada trará dificuldades não apenas para o manuseio, como também gerará um aumento do custo de frete. Do mesmo modo, ela precisa ter o mínimo possível de espaços vazios úteis, garantindo que haja maior quantidade de produtos, com segurança, dentro de um mesmo espaço.

Assim, é preciso investir recursos e planejar a embalagem adequadamente, já que ela gera impactos no tempo de entrega ao cliente, nos custos logísticos, na redução de perdas e no nível de serviço oferecido.

Como a embalagem se torna um diferencial logístico?

O planejamento e a escolha da embalagem têm impactos diretos em todo o processo logístico. Podendo assim, garantir resultados melhores se forem feitos da maneira correta. Por isso, é muito importante escolher não apenas a embalagem ideal, mas pensar em qual será a sua participação e seu impacto em cada etapa de modo a utilizar a mais adequada e voltada para resultados.

Quando uma empresa utiliza o overdelivering, ou seja, quando investe em algo a mais para oferecer ao cliente, suas expectativas com relação ao produto e ao negócio aumentam positivamente, trazendo mais inovação e a sensação de exclusividade por parte do consumidor.

Um exemplo de overdelivering com embalagem logística são empresas que enviam produtos dentro de embalagens que podem se tornar úteis depois, como caixas, copos, potes, dentre outros tipos de objetos.

Como escolher a embalagem logística?

A embalagem logística deve ser bem-analisada para que a empresa não tenha custos extras ou insatisfação por parte do consumidor na hora da entrega e para que torne todo o processo rápido, prático e de qualidade. É preciso:

  • Verificar quantos produtos podem ser incluídos na embalagem para que o transporte seja eficiente e seguro;
  • Observar se será necessário implementar uma proteção extra na embalagem para que a mercadoria não sofra avarias. No caso de produtos que podem quebrar mais facilmente, além da embalagem principal, pode ser utilizado um plástico bolha para aumentar a proteção, cantoneiras etc.

Então, agora que você já sabe a importância da embalagem na logística compartilhe este post nas suas redes sociais!

Você está pronto para ter uma presença online massiva?

Nossos especialistas em ecommerce – e todos da nossa equipe – estão focados em uma coisa: Aumentar o faturamento dos nossos clientes.

Quer falar com um dos nossos especialistas? Clique aqui.

Newsletter da Akin
Seja o primeiro a saber sobre novas publicações em nosso blog, promoções, novidades e muito mais!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Pronto para dar o próximo passo que seu negócio precisa para crescer?

Inicie, expanda ou gerencie seu negócio com a Akin. Estaremos com você em cada etapa!
Começar agora